FORD
Automóveis para quem deseja ir mais longe
A Ford Motor Company, conhecida também por Ford, é uma montadora de veículos americana fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford.
No início, a empresa apenas fabricava veículos na cor preta e ficou conhecida pelo Fordismo, método de produção em larga escala que utiliza de linhas de montagens.
Em mais de 100 anos de existência, a Ford se consolidou no mercado automobilístico tornando-se uma das maiores empresas do mercado.
História da Ford
No início, a Ford contou com um investimento de 28 mil dólares que veio de 12 investidores diferentes, entre eles os irmãos Dodge, futuros fundadores da marca de carro com mesmo nome.
Os carros Ford eram produzidos em pequena escala e contavam com três profissionais para produzir cada veículo, porém esse processo fazia com que o veículo tivesse alto preço. Para que eles se tornassem mais acessíveis para a classe média, Henry Ford criou o método de produção que ficou famoso no mundo todo por sua eficiência e é utilizado até hoje, o Fordismo.
Rapidamente a empresa cresceu e se expandiu para o mundo todo, se tornando a mais lucrativa da década de 20.
Inovações da Ford
A Ford sempre se destacou por levar inovações aos seus carros.
No início da década de 30, ela lançou o primeiro carro com vidro para-brisa temperado. Em 1932 coloca no mercado o primeiro motor V8 de baixo custo.
Na década de 50, a montadora de carros cria o primeiro pacote de segurança automotiva, que continha: volante com regulagem de profundidade, grade frontal, cintos de segurança no banco traseiro. Também é nessa década que ela lança a trava de segurança para crianças na porta.
Ford no Brasil
A Ford Brasil foi a primeira empresa do ramo automobilístico a instalar no país, em 1919. Inicialmente era voltada apenas para a importação de veículos fabricados no exterior.
Em 1921, inaugura a sua linha de montagem e passa a ser uma montadora de veículos, fabricando o Ford Modelo T e o caminhão TT. Em 1978 lança o Corcel II, veículo da marca que alcançou o maior sucesso em sua história no país.
ECOSPORT
Um utilitário esportivo que despertou a atenção do mercado automotivo
Os SUVs sempre chamaram a atenção de diversos motoristas ao redor do mundo, por causa do amplo espaço interno, motor robusto, visual esportivo e estabilidade durante a condução em diversos tipos de terrenos e situações climáticas.
Procurando reunir todas essas características, surgiu o Ford Ecosport. Com uma proposta voltada para o mercado de utilitários esportivos, o SUV compacto foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2002, e lançado no mercado no ano seguinte. Com uma aparência jovem e aventureira, o veículo prometia agilidade na cidade e no campo, podendo encarar trilhas mais leves.
No entanto, isso não era uma realidade na sua versão de entrada, fabricada com motor 1.0 Supercharger. O modelo sofria nas acelerações e retomadas de velocidades, o que desmotivava o investimento. O desempenho do utilitário ficava mais convincente a partir dos modelos 1.6 e 2.0. O primeiro oferecia economia e desempenho modestos, reflexo dos 105 cv que permitiam atingir, em apenas 14,7 segundos, a velocidade de 100km/h. Já o segundo, com 147 cv, permitia ao motorista ter uma performance acima da média em praticamente qualquer percurso.
Nos anos seguintes, em 2004 e 2006, o carro Ford Ecosport recebeu novas atualizações, tanto na mecânica quanto na estética. A tração nas quatro rodas, por exemplo, permitia mais estabilidade nas curvas em solos pedregosos, evitando atolamentos. Outra mudança bem-vinda foi a presença do motor 1.6 bicombustível na versão FreeStyle.
Em 2008, o SUV compacto recebeu um facelifit. A presença do letreiro no capô foi uma referências assimiladas pela montadora com o objetivo de dar mais personalidade ao veículo.
Mesmo com tantas modificações internas e externas, o Ecosport da Ford pouco oferecia em termos de diferenciais que pudessem posicioná-lo à frente de concorrentes recém-chegados, como o Renault Duster, lançado em 2011, e Honda HR-V e Jeep Renegade, em 2014. Para piorar, a Nissan lançou o Kicks em 2016 e a Hyundai anunciou o Creta, em 2017, reduzindo o espaço do SUV da Ford nas ruas.
RETROVISOR EXTERNO
A importância
Mesmo parecendo uma peça automotiva pouco importante, o retrovisor externo desempenha um papel crucial para uma direção segura: deixa o motorista perceber o que acontece no entorno do automóvel.
Ajustar os retrovisores corretamente é vital. Seja um retrovisor esportivo, retrátil ou qualquer outro modelo existente, o sistema de ajuste do espelho retrovisor é o mesmo: é preciso acertar o espelho de forma de dar a visão necessária para o motorista digigir com tranquilidade.
O retrovisor externo é uma peça automotiva de extrema importância para evitar acidentes. E, muito mais do que apenas tê-los, saber como ajustar estes retrovisores é ponto crucial para uma direção segura e tranquila.
RETROVEX
Compromisso, qualidade e satisfação
Desde a sua fundação, a Retrovex sempre esteve alinhada com fortes princípios organizacionais, compartilhados por todos seus colaboradores: compromisso, qualidade e satisfação.
A fábrica de peças automotivas assumiu a responsabilidade de produzir peças de reposição para atender a demanda do mercado por retrovisores e grades automotivas.
Ao exportar seus produtos para países do Mercosul e Europa, a Retrovex se posicionou como uma companhia de referência mundial, conquistando a confiança e a credibilidade que muitos concorrentes lutam diariamente para alcançar.
Inovação é outro diferencial oferecido pela empresa, que busca sempre se reinventar e atender padrões de sustentabilidade e proteção ambiental em toda a sua cadeia produtiva de peças de reposição.
A Retrovex deu um passo à frente ao adotar matéria-prima reciclada, revelando a sua responsabilidade para com o meio ambiente, com o mercado e, sobretudo, com os clientes, que estão cada vez mais exigentes.
A certificação ISO 9001 deixou mais do que evidente o cumprimento dessa meta, enraizada até os dias atuais na cultura da companhia, que se tornou uma referência na comercialização de peças automotivas para reposição.