VOLKSWAGEN POLO
Mais de quatro décadas de potência, conforto e versatilidade
Se o Gol deixou a sua marca no mercado automotivo brasileiro, outros veículos da Volkswagen também conseguiram se impor diante da concorrência e das expectativas dos motoristas. Foi o caso do Volkswagen Polo, que soube aproveitar as mudanças do mercado desde o seu surgimento em 1975, na Alemanha, até a consolidação do modelo nos anos 2000 no Brasil.
O surgimento do carro Polo marcou uma importante mudança na forma como a Volkswagen vinha projetando seus veículos para o mercado nacional e internacional. Conceitos relativos à resistência e robustez dos materiais utilizados para fabricar o Polo trouxeram, pela primeira vez, a preocupação de desenvolver um veículo que suprisse as necessidades dos motoristas.
Isso ficou bastante evidente na primeira geração do carro, batizada de MK1 e lançada a partir da segunda metade dos anos 1970 apenas no continente europeu. Inicialmente, era baseado na plataforma do Audi 50, conhecido pelo seu projeto sólido por fora e por dentro.
O primeiro modelo do Polo tinha 3,50 metros de comprimento e 2,3 metros entre-eixos, apresentando um conjunto modesto com motor de quatro cilindros e refrigeração à água, que rendia 40cv.
Motoristas que quisessem um veículo mais robusto teriam que esperar pela versão GT, lançada em 1979. A motorização 1.3, que rendia 63 cv, era um respiro no Polo GT, e mostrava o crescente interesse da Volkswagen em aprimorar o veículo.
Em 1982, foi anunciada a segunda geração do Volkswagen Polo na Europa. Na época, a novidade ficou por conta da traseira mais ?esticada?, ganhando um ar de perua. Outra mudança que chamou a atenção foi a presença de um conjunto de faróis duplos.
No entanto, foi a versão do GT G40 1.3 do Polo MK2 que chamou a atenção pela motorização 1.3 e 115 cv de potência. O conjunto de molas e amortecedores também foi aprimorado, dando mais estabilidade para o veículo nas curvas.
Em 1994, o carro Polo finalmente fazia a sua estreia em solo brasileiro, com a importação apenas da versão sedã e chamado por aqui de Polo Classic. O desenvolvimento do modelo, que já estava na sua terceira geração no mercado europeu, foi baseada no Golf, o que refletiu nos contornos arredondados da carroceria, assim como no visual mais elegante e sofisticado. O veículo equilibrava desempenho e economia.
Em 2002, quase três décadas depois do seu lançamento na Europa, o Polo seria finalmente produzido no Brasil, já entrando na sua quarta geração. Em um misto de design arrojado e desempenho convincente, o polo GTI (como ficou conhecido) estreou com dificuldade, principalmente, por causa do preço elevado.
Só em 2005 que a versão nacional do Volkswagen Polo manteve-se fiel ao padrão europeu a partir do seu primeiro facelifit, marcado pela adição de parábolas integradas no mesmo nicho e grade em formato de trapézio, responsável por dar um visual mais agressivo para o modelo.
Mais tarde, em 2010, a quinta geração do Volkswagen Polo era anunciada ao redor do globo. Esteticamente semelhante ao Gol, o veículo não encontrou espaço para mostrar o seu potencial no Brasil, sendo comercializado apenas no exterior.
Em contrapartida, essa mesma geração do Polo ganharia uma atualização com o objetivo de aproximar o veículo produzido por aqui do modelo vendido em solo europeu. A tentativa foi um fracasso a ponto de reduzir a presença do veículo no Brasil, culminando na sua descontinuação quatro anos depois, em 2014.
Após um hiato de dois anos, o Polo voltou a ser fabricado no Brasil em 2016, já na sua sexta reestilização, mais agressiva e imponente. Dessa vez, a montadora alemã decidiu, novamente, se basear no Golf para desenvolver um veículo moderno, além de incorporar novas tecnologias para deixar o carro Polo mais tecnológico e confortável. O resultado foi um automóvel premium, disponível em três opções: 1.0, 1.6 e 1.0 na versão turbo.
Para o ano 2018/2019, a Volkswagen lançou quatro versões do carro: 1.0, 1.6 MSI, além dos modelos Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI. As versões 1.0 e 1.6 MSI contam apenas com os equipamentos básicos, como direção elétrica, alto-falantes embutidos, cinto de segurança de 3 pontos e central multimídia básica.
Já os outros modelos vão um passo além, apresentando um conjunto mais robusto e moderno, focado na interatividade do motorista com o veículo, por meio do computador de bordo I-System e controle eletrônico de estabilidade (Comfortline), piloto automático, ar-condicionado digital, luz de condução diurna em LED acompanhada por faróis de neblina (Highline).
Como se pode notar, a Volkswagen soube transformar o Polo em um veículo completo e versátil para atender ao perfil dos brasileiros apaixonados por carros econômicos, modernos e eficientes.