TOYOTA
O crescimento exponencial de uma das maiores montadoras do mundo
Poucas montadoras de veículos conseguiram atingir patamares tão altos quanto a Toyota, mantendo a preferência dos motoristas mesmo após décadas de existência. Graças à persistência do inventor e empresário Sakichi Toyoda em parceria com seu filho, Kichiro Toyoda, o Japão já tinha o seu primeiro veículo automotor, em 1935, batizado de protótipo A1.
Esse foi o primeiro passo para o surgimento da Toyota Motor Company em 1937. A partir de aí, a montadora Toyota só colheria os frutos de uma história de sucesso, construída com o lançamento de veículos de pequeno, médio e grande porte, desenvolvidos para oferecer o melhor desempenho, conforto e dirigibilidade para motoristas em mais de 160 países ao redor do mundo.
E por falar em expansão mundial, a Toyota do Brasil, filial brasileira da montadora japonesa, foi a que mais se destacou em solo nacional por causa dos investimentos que fez na abertura de fábricas no sudeste (São Paulo, Indaiatuba, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Porto Feliz) e sul do país (Guaíba, Rio Grande do Sul). Elas foram responsáveis pela produção dos modelos Land Cruiser, Bandeirante, Corolla, Hilux, SW4 e Etios.
A América Latina também não ficou de fora, tendo a cidade Zárate, na Argentina, como uma das principais portas de entrada da montadora da Toyota para nossos vizinhos sul-americanos.
Diante desse cenário promissor para os próximos anos, a Toyota espera se manter à frente dos seus concorrentes, conquistando a preferência e confiança dos motoristas dia após dia, tanto a nível nacional quanto internacional.
LANTERNA DIANTEIRA PRINCIPAL
A importância para a iluminação automotiva
Todos os veículos, quando saem de fábrica, são projetados para oferecer ao motorista uma experiência que una conforto e segurança durante seus trajetos.
Para que isso seja possível, uma série de peças automotivas e componentes são instalados do lado de fora e também de dentro dos automóveis. A lanterna dianteira é um exemplo bastante ilustrativo de como a iluminação automotiva ganha protagonismo e importância no dia a dia.
Ela é usada para indicar a presença e a largura do veículo aos demais motoristas e pedestres ao estacionar ou manobrar o veículo geralmente em duas ocasiões: à noite, quando o carro estiver parado com o motor ligado para embarque e desembarque de passageiros, cargas ebagagens ou em situações de neblina também no período noturno. Assim, a lanterna dianteira deixa de ter uma função apenas estética para assumir importantes funcionalidades.
No entanto, como qualquer outro componente, a lanterna automotiva acaba perdendo sua eficiência com o passar do tempo, principalmente devido ao acúmulo de sujeira, poeira e detritos na lente. A boa notícia é que essa peça pode ser limpa facilmente com alguns produtos que vão permitir que o motorista possa enxergar seus trajetos com ainda mais clareza.
Tudo o que você vai precisar é uma mistura de água, produto para limpeza de vidro (detergente neutro ou limpa vidros), lixa para polimento, fita crepe e duas flanelas. Primeiramente, isole a região da lataria em torno das lanternas dianteiras com a fita para preservar a pintura. Limpe as duas lanternas com o pano para retirar a poeira.
Aproveite também para fazer o polimento do plástico com a lixa a fim de remover riscos e ranhuras. Agora, aplique o limpa-vidros ou detergente neutro na superfície das peças, aguarde alguns segundos e seque-as com uma flanela. Pronto, suas lanternas dianteiras estão limpas e brilhando como novas!