HYUNDAI
Uma montadora de veículos que se tornou sinônimo de eficiência e tecnologia
Na metade da década de 1970, o mercado automotivo estava no seu auge, com montadoras de todos os cantos do mundo anunciando veículos robustos que atendiam ao perfil de grande parte dos motoristas. A própria Hyundai não ficou de fora, sendo beneficiada pela importação de carros, se tornando, mais tarde, uma das principais montadoras do país.
Para alcançar tamanho feito, foi preciso percorrer um longo caminho, sendo necessário conquistar a confiança do mercado interno na Coréia do Sul e depois os EUA, local no qual pôde expandir a sua produção e ganhar novos motoristas ligados à marca. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de Chung Ju-Yung, empresário sul-coreano que decidiu apostar no desenvolvimento de uma montadora de veículos moderna e inovadora.
Em pouco tempo surgia o Pony, primeiro veículo da montadora, que contava com tecnologia da Mitsubishi aplicada ao seu motor, transmissão e suspensão. A ideia era que o automóvel fosse usado para viatura policial, algo que aconteceu na sua versão, o Pony II, exportado tanto para os Reino Unido quanto para os EUA.
Mais tarde, foi a vez dos modelos de luxo chegarem ao mercado, como foi o caso do Grandeur e Sonata, além do esportivo Scoupe. Conforme novos veículos eram lançados, maior se tornava o portfólio da Hyundai. No entanto, foram os patrocínios oficiais em três edições da Copa do Mundo que deixaram a marca em evidência para seus futuros consumidores.
Para completar, a marca anunciou a construção de uma fábrica própria na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A série HB (Hyundai Brasil) fazia a sua estréia, recebendo atenção exclusiva por parte da marca neste polo produtor. Disponível nas versões hatch e sedã, o veículo se tornou um dos mais procurados pelos brasileiros, graças a sua relação custo-benefício.
O futuro reserva boas surpresas para a montadora que não mede esforços para trazer aos seus consumidores soluções automotivas eficientes, econômicas e, sobretudo, seguras, que não tragam prejuízos ao meio ambiente. Para isso, ela conta com colaboradores engajados em produzir veículos com componentes sustentáveis e de qualidade.
INTERRUPTOR DO VIDRO
Um componente desenvolvido para abrir e fechar as janelas automotivas
Os veículos mais modernos foram fabricados seguindo conceitos como economia, performance, desempenho e, principalmente, conforto. Tudo isso com o objetivo de garantir um trajeto agradável, tranquilo e seguro tanto para o motorista quanto para os demais passageiros.
Hoje vamos falar de uma peça que, apesar do tamanho pequeno, desempenha uma importante função na abertura das janelas, o interruptor do vidro elétrico.
Instalado geralmente ao lado da porta, o interruptor do vidro veio para substituir as antigas manivelas que, por muito tempo, fizeram parte do dia a dia dos motoristas que precisavam abrir as janelas para permitir a circulação do ar no interior do automóvel.
Por estar disponível em diferentes tipos e modelos, o botão do vidro elétrico pode ser instalado conforme a necessidade e o perfil do motorista. O modelo simples, por exemplo, é ideal para ser instalado em apenas uma porta.
Já o interruptor duplo é indicado para veículos de duas portas, enquanto o quádruplo é ideal para automóveis de quatro portas.
Para aguentar a pressão diária, o interruptor de vidro elétrico possui um revestimento em plástico rígido que garante firmeza durante o uso e mantém a sua durabilidade por mais tempo, prevenindo que ela se desgaste precocemente.
No entanto, caso surja algum problema de emperramento, mau contato ou qualquer outra dificuldade de uso, recomenda-se a substituição do interruptor do vidro, sempre com o auxílio de um profissional.