PASTILHA DO FREIO
Um componente determinante para a segurança nas frenagens
Imagine uma situação em que você precisa acionar o pedal de freio do seu veículo para evitar uma colisão ou acidente e ele simplesmente não responde. Por isso, é fundamental investir na manutenção preventiva do sistema de freio para não correr esse tipo de risco.
Composto por pedal, mangueiras flexíveis, cilindros das rodas, pistões, discos e pastilhas de freio, esse conjunto de componentes precisa estar sempre em bom estado.
Apesar de haver uma série de itens que trabalham para oferecer mais eficiência na hora de frear o veículo, um deles ainda costuma passar despercebido com bastante frequência na hora da revisão: a pastilha do freio. E, para entender o seu funcionamento, é preciso, em primeiro lugar, compreender como o sistema de freio hidráulico (freio a disco ou a tambor) opera.
A partir do momento em que o pedal de freio é acionado, a pressão do fluído de freio é direcionada para todo o sistema de frenagem com a mesma intensidade. Dentro de todo esse sistema, as pastilhas de freio são responsáveis por criar a fricção necessária entre as duas faces do disco metálico que gira com a roda, a fim de reduzir a velocidade e fazer com que o automóvel pare completamente.
Devido às condições adversas do trânsito, que exigem frenagens constantes, o jogo de pastilha de freio se desgasta e perde a sua eficácia. É recomendado que a troca seja feita entre 20 e 40 mil quilômetros rodados. Também é sempre indicado verificar a necessidade de realizar a substituição do disco de freio.
Para evitar futuros prejuízos, é importante adotar mais alguns cuidados, como rodar no limite de velocidade indicada e evitar frenagens bruscas, pois isto tende a comprometer a vida útil das pastilhas mais rapidamente.
Tendo em mente essas dicas, sua segurança e a dos passageiros em meio ao trânsito e em diferentes condições climáticas estará sempre preservada e o seu veículo, conservado e em bom estado.