DISCO DE FREIO
Uma peça automotiva imprescindível nas frenagens e na segurança do motorista
Todos os veículos são projetados para oferecer ao motorista e demais passageiros a segurança necessária para que possam se deslocar para qualquer lugar com tranquilidade.
Nesses trajetos, seja nas ruas da cidade ou nas estradas, ao realizar uma frenagem de emergência para desviar de um obstáculo ou evitar uma colisão, o sistema de freio é bastante exigido, assim como todas as peças que o compõe, como pastilhas, lonas, tambor e, é claro, disco de freio.
Esta última peça, produzida em cerâmica ou ferro fundido, costuma vir de fábrica equipando as rodas dianteiras. O funcionamento do freio a disco ocorre da seguinte forma: ao acompanhar o movimento da roda do veículo, um sistema de pinça flutuante com pistão entra em ação, comprimindo o disco contra duas pastilhas. Dessa forma, a roda é travada até que o carro pare por completo quando o motorista pressionar o pedal de freio.
A durabilidade do disco de freio muda conforme o modelo do veículo. De acordo com alguns fabricantes, a vida útil desta peça automotiva varia em torno de 5 mil quilômetros rodados, podendo durar menos ou mais tempo dependendo do uso do freio no dia a dia.