FORD
Automóveis para quem deseja ir mais longe
A Ford Motor Company, conhecida também por Ford, é uma montadora de veículos americana fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford.
No início, a empresa apenas fabricava veículos na cor preta e ficou conhecida pelo Fordismo, método de produção em larga escala que utiliza de linhas de montagens.
Em mais de 100 anos de existência, a Ford se consolidou no mercado automobilístico tornando-se uma das maiores empresas do mercado.
História da Ford
No início, a Ford contou com um investimento de 28 mil dólares que veio de 12 investidores diferentes, entre eles os irmãos Dodge, futuros fundadores da marca de carro com mesmo nome.
Os carros Ford eram produzidos em pequena escala e contavam com três profissionais para produzir cada veículo, porém esse processo fazia com que o veículo tivesse alto preço. Para que eles se tornassem mais acessíveis para a classe média, Henry Ford criou o método de produção que ficou famoso no mundo todo por sua eficiência e é utilizado até hoje, o Fordismo.
Rapidamente a empresa cresceu e se expandiu para o mundo todo, se tornando a mais lucrativa da década de 20.
Inovações da Ford
A Ford sempre se destacou por levar inovações aos seus carros.
No início da década de 30, ela lançou o primeiro carro com vidro para-brisa temperado. Em 1932 coloca no mercado o primeiro motor V8 de baixo custo.
Na década de 50, a montadora de carros cria o primeiro pacote de segurança automotiva, que continha: volante com regulagem de profundidade, grade frontal, cintos de segurança no banco traseiro. Também é nessa década que ela lança a trava de segurança para crianças na porta.
Ford no Brasil
A Ford Brasil foi a primeira empresa do ramo automobilístico a instalar no país, em 1919. Inicialmente era voltada apenas para a importação de veículos fabricados no exterior.
Em 1921, inaugura a sua linha de montagem e passa a ser uma montadora de veículos, fabricando o Ford Modelo T e o caminhão TT. Em 1978 lança o Corcel II, veículo da marca que alcançou o maior sucesso em sua história no país.
CAPÔ DIANTEIRO
A importância no dia a dia do motorista
O capô dianteiro possui uma importante função na preservação dos componentes internos do motor, reservatório de água, cabos de vela, filtro de ar, entre outros.
Além disso, o capô dianteiro também facilita o acesso às peças mecânicas bem como a manutenção preventiva, que pode ser realizada pelo motorista ou em uma oficina mecânica.
Com a evolução da indústria automotiva, a tampa do motor também passou por transformações, ganhando formatos diferentes para se ajustar às novas roupagens dos carros.
O material mais usado na fabricação do capô do carro é o aço, que confere proteção necessária contra pancadas e colisões.
Para manter esta peça em perfeito funcionamento, é preciso observar alguns cuidados em sua abertura e fechamento. Caso tenha dificuldades para abrir a tampa do motor, não force a abertura, pois isso pode danificar o capô dianteiro.
Faça um teste com a trava interna. Ela está funcionando bem quando, ao acioná-la, o capô levanta um pouco. E, na hora de fechar, não é preciso força excessiva ? deixe a tampa a cerca de 30 centímetros da trava e solte-a. Por fim, fique atento também à manutenção das travas do capô: é preciso mantê-las sempre lubrificadas.