FIAT STRADA
Uma picape que chamou a atenção do mercado automotivo
Projetado para ser a versão picape do Palio, a Fiat Strada surgiu em 1998 com a proposta de ser um off road robusto para transportar carga, além de uma alternativa confiável de picape pequena para o motorista brasileiro.
Ao longo de 20 anos em produção no Brasil, o carro Fiat Strada já teve vários modelos, a exemplo do Working, Trekking, e Adventure e Sporting. Cada um com seus pontos positivos e negativos, de acordo com o perfil específico de motorista.
Com foco no uso profissional, o Fiat Strada Working foi apresentado em 1998 em versões com cabine simples e estendida. Vinha equipado com motores 1.5 ou 1.6, que ofereciam potência na medida certa para encarar os trajetos do dia a dia. Seu visual de linhas retas transmitia simplicidade na carroceria.
Em 2001, a Strada recebeu a sua primeira reestilização em paralelo ao lançamento do modelo Adventure, versão aventureira da picape que, anos depois, alcançou o posto de Fiat Strada mais vendido. O destaque do Aventure ficava por conta do uso misto, além de acessórios com inspiração nos clássicos jipes, como adoção da suspensão elevada e um quebra-mato.
Contudo, a mudança mais profunda na picape aconteceria em 2004 quando foram incorporados faróis e parachoques maiores. O lançamento da versão Trekking, um ano depois, ajudou a consolidar o veículo no segmento off-road.
Disponível na motorização 1.4 flex, 81cv com cabine dupla ou estendida, o Fiat Strada Trekking tinha uma proposta mais agressiva e voltada para o uso urbano e rural.
O câmbio manual, aliado a tração dianteira, deixavam a direção mais estável e segura. O rendimento era de 7.2 km/L na cidade e 9.3 km/L em rodovias, marca interessante para quem procurava por uma picape econômica e confiável.
Nos anos seguintes, a Fiat Strada receberia mais facelifts, sendo que o realizado em 2009 trouxe uma picape bem diferente das versões anteriores. A inclusão de novos faróis e pára-choque, além da presença de refletores verticais na parte traseira, permitiu que a Strada se tornasse ainda mais moderna e atual para brigar de frente com a concorrência.
O anúncio da Fiat Strada Sporting, em 2010, confirmou a tendência da montadora italiana de posicionar o modelo como uma referência no mercado off road. O esportivo vinha equipado com spoilers, saias laterais e rodas de liga leve com 16 polegadas. A cabine dupla também aparecia, mas o espaço limitado comprometia o conforto dos passageiros nos bancos de trás.