CABO DE VELA
Peça indispensável para o funcionamento do motor
No dia a dia é comum que surjam problemas que possam comprometer o correto funcionamento dos automóveis, deixando o motorista em apuros no meio do caminho. Negligenciar os cuidados com o cabo de vela é um deles.
Mas você deve estar se perguntando: Para que serve o cabo de vela? A resposta é que essa peça automotiva tem a função de fazer com que as velas queimem adequadamente a gasolina ou o álcool dentro das câmeras de combustível, possibilitando que o motorista dê partida no veículo sem que haja falhas na ignição.
Contudo, a falta de manutenção e o descaso com as revisões periódicas acabam influenciando o estado do cabo de ignição, levando ao seu desgaste prematuro até o ponto em que ele deixa de desempenhar sua função básica que é transportar a corrente do transformador ou bobina até as velas automotivas.
Para manter o veículo sempre funcionando adequadamente é recomendada a aquisição de um novo jogo de cabo de vela entre 20 e 40 mil quilômetros rodados. Nesse meio tempo, o cabo de ignição já começa a apresentar sinais de desgaste que podem comprometer o funcionamento do motor.
Sempre que for instalar um novo cabo de vela é aconselhável também substituir as velas, pois ambos tendem a sofrer o mesmo desgaste conforme são exigidos pela sistema de ignição do veículo.
Ao realizar a troca do cabo de vela, siga a seguinte ordem: da esquerda para a direita, vá removendo os cabos das suas respectivas velas. Faça o mesmo procedimento com as pontas da bobina ou do distribuidor (presente em veículos mais antigos).
Em seguida, religue as pontas, sempre colocando a maior na vela e a menor na bobina ou distribuidor. O ideal é retirar um cabo por vez para evitar confusões durante a troca.
Caso tenha dificuldades, procure por um mecânico para fazer esse tipo de serviço, pois ele vai orientá-lo a cuidar bem do sistema de ignição do seu automóvel.
Investir na troca do cabo de vela é o primeiro passo para garantir a sua segurança e a dos demais passageiros, além de evitar dor de cabeça desnecessária com a substituição de outros componentes automotivos danificados.