PALHETA DO LIMPADOR DO PARA-BRISA
Um item essencial para trafegar nos dias de chuva com segurança
Em dias chuvosos, a visibilidade do motorista fica bastante prejudicada e, dependendo do caso, é praticamente impossível enxergar o caminho a frente. A solução para amenizar esse problema é acionar a palheta do limpador do para-brisa.
Por meio dela o condutor consegue remover a camada de água que se forma na superfície do vidro dianteiro do veículo, liberando a visão para seguir seu trajeto.
A palheta do para-brisa pode ser feita de silicone, material bastante resistente e que remove com mais facilidade a água acumulada no vidro, ou borracha, que tende a se desgastar mais rápido, quando em contato com o sol ou produtos químicos.
Normalmente, a palheta de para-brisa é um item que recebe pouca atenção no momento de fazer a revisão do carro. Por isso, com o tempo, tende a apresentar alguns problemas. Os primeiros sinais que alertam para o mau funcionamento são: constantes trepidações e barulho quando o limpador de carro está ligado, falhas na remoção da água e riscos no vidro dianteiro. Esses são indícios de que está na hora de trocar as palhetas automotivas por modelos novos. Geralmente, a troca se dá após um ano de uso, período no qual o item já não apresenta a mesma eficiência de quando foi adquirida.
Nem todos sabem, mas a palheta de para-brisa é um componente obrigatório para manter a segurança do trânsito. Assim, caso a substituição não seja realizada e o motorista for pego dirigindo com esse item desgastado, ele pode ser autuado com multa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.